Results for 'Darling Moreira do Nascimento'

1000+ found
Order:
  1.  9
    O discurso citado na construção do ethos: análise discursivo-argumentativa de O país do carnaval, de Jorge Amado.Eduardo Lopes Piris & Darling Moreira do Nascimento - 2013 - Bakhtiniana 8 (1):220-232.
    No categories
    Direct download (2 more)  
     
    Export citation  
     
    Bookmark  
  2.  16
    Reported speech in the construction of the ethos: discursive-argumentative analysis of The country of carnival, by Jorge Amado.Eduardo Lopes Piris & Darling Moreira do Nascimento - 2013 - Bakhtiniana 8 (1):220 - 232.
    Direct download  
     
    Export citation  
     
    Bookmark  
  3.  10
    De Freud a Heidegger e de volta: O nascimento de uma clínica daseinspsicanalítica.Manuel Moreira da Silva - 2019 - Aoristo - International Journal of Phenomenology, Hermeneutics and Metaphysics 2 (2):78-104.
    Este trabalho explicita o movimento de pensamento que segue de Freud a Heidegger, e de volta aFreud, no sentido da constituição de uma clínica daseinspsicanalítica. Desse modo, expõe as linhasgerais do que nele se designa “clínica daseinspsicanalítica”, a práxis própria da assim chamadaDaseinspsicanálise; bem como esboça os fundamentos desta e o escopo de sua investigação. Paraisso, se concentra na relação entre as chamadas estruturas psíquicas, de um lado, e a estrutura doDasein, de outro, tomadas como os elementos estruturantes fundamentais de (...)
    No categories
    Direct download (2 more)  
     
    Export citation  
     
    Bookmark  
  4.  14
    Filosofia como ciência ou cultura pós-filosófica: As contendas entre O pragmatismo E o neopragmatismo.Edna Magalhães do Nascimento - 2014 - Revista de Filosofia Aurora 26 (38):405.
    Com a publicação da obra "Philosophy and the Mirror of Nature", Rorty passa a ser criticado pelos intérpretes do pragmatismo clássico e comentadores de John Dewey. Estes críticos consideram que enquanto o pragmatismo clássico é uma tentativa de entender e criar uma estrutura nova que legitime a investigação científica, o pragmatismo de Rorty se afirma como um abandono da própria tentativa de aprender mais sobre a natureza e sobre as condições de adequação da investigação. Dewey nunca virou totalmente as costas (...)
    No categories
    Direct download  
     
    Export citation  
     
    Bookmark  
  5.  9
    La filosofía realista y naturalista de John Dewey: contribuciones para una epistemología en la actualidad.Edna María Magalaes do Nascimento - 2017 - Cuadernos de Filosofía Latinoamericana 38 (116):139-165.
    El presente artículo analiza la epistemología realista y naturalista de John Dewey, para discutir su contribución para la epistemología en la actualidad. El eje de esta investigación consiste en articular los conceptos, experiencia y naturaleza de la epistemología de John Dewey a las contribuciones de autores contemporáneos. Al final, se pretende demostrar que el realismo de Dewey, por caracterizarse como naturalista, aporta contribuciones importantes para la epistemología actual cuando ésta es colocada en una vertiente contraria al objetivismo, pero sin prescindir (...)
    No categories
    Direct download  
     
    Export citation  
     
    Bookmark  
  6.  37
    Identidade pessoal e ética em Paul Ricoeur: da identidade narrativa à promessa e à responsabilidade.Cláudio Reichert do Nascimento - 2011 - Études Ricoeuriennes / Ricoeur Studies 2 (2):48-62.
    Cet article expose le problème de l’identité personnelle chez Paul Ricoeur, à partir de Temps et récit et Soi-même comme un autre , en abordant, succinctement, des positions philosophiques qui affirment ce que Ricoeur caracterise comme identité en tant que permanence dans le temps (mêmeté), au contraire de l’identité en tant que mutable et diverse dans le temps (ipséité), qui va à la rencontre de sa thèse de l’identité narrative. Ensuite, nous indiquons la limitation de la narrative pour rendre compte (...)
    Direct download (4 more)  
     
    Export citation  
     
    Bookmark  
  7.  18
    Miguel attie filho, O intelecto em Ibn Sina . Cotia: Ateliê editorial, 2007.Carlos Arthur Ribeiro do Nascimento - 2009 - Revista de Filosofia Aurora 21 (28):255.
    No categories
    Direct download  
     
    Export citation  
     
    Bookmark  
  8. MÚSICA: a dinamogênese do poético1.Sônia de Almeida do Nascimento - 2009 - Principia: Revista do Departamento de Letras Clássicas e Orientais do Instituto de Letras 2 (19):9-17.
    Partindo da recusa em aceitar a tese como um princípio teórico, fizemos a experiência da recuperação do sentido gestual/musical que se guarda na palavra: o sentido da thésis. Na recusa, adentramos o caminho do pensar que é deixar fazerse: o Hermes da musicalidade. Essa é a viagem com as asas da liberdade. Nela, trilhamos o caminho da dinamogênese do poético como a dobra do ser. A dobra é ondulação rítmica. É movimento de proximidade e distância instaurador da medida que faz (...)
    No categories
     
    Export citation  
     
    Bookmark  
  9.  28
    Leitura catequética da experiência do caminho de emaús.Delmiro Vieira do Nascimento Júnior - 2010 - Revista de Teologia 4 (5):p - 24.
    This article address the catechism as a path of training and follow Jesus Christ, which is based on the experience of faith lived in community, grounded in the Eucharist and the Word of God, the service of mission. Catechesis for occupying a privileged place for evangelization, one of the pillars of his pastoral calls attention to the whole Church as it relates to the formation of missionary disciples be able to account for the growth of church life and mission in (...)
    Direct download (4 more)  
     
    Export citation  
     
    Bookmark  
  10. A manutenção amorosa pelo viés dos phármaka gregos.Dulcileide Virginio do Nascimento - 2009 - Principia: Revista do Departamento de Letras Clássicas e Orientais do Instituto de Letras 2 (19):41-51.
    O período helenístico é marcado pelo sincretismo religioso e pela propagação do que denominamos magia, enquanto téchne. Encontramos o relato sobre magia amorosa em muitas obras literárias, como, por exemplo, na poesia de Homero, de Apolônio de Rodes, e de Teócrito, bem como nos Papiros Mágicos Gregos. Tais relatos, entretanto, não funcionam como manuais de instrução nos dias atuais, pois necessitam de uma pessoa que tenha sido iniciada. Neste artigo, portanto, refletiremos sobre o poder dos phármaka como ingredientes mágicos para (...)
     
    Export citation  
     
    Bookmark  
  11.  13
    Descolonizando a Mente e o Olhar: “Xala” e a Impotência do Estado Pós-colonial.Jonas Do Nascimento - 2022 - Odeere 7 (1):163-182.
    Entre as décadas de 1960 e 1970, na esteira das lutas anti-coloniais em África, vê-se surgir através do cinema a possibilidade de construção de uma identidade africana e uma autonomia cultural e política do continente. A linguagem cinematográfica configurou-se, naquele momento, numa ferramenta de discurso diante da dificuldade de escrita da História. A câmara, assim, tornou-se uma arma para a denúncia da impotência da classe política africana e, além disso, um meio para a reivindicação de uma imagem descolonizada do continente. (...)
    No categories
    Direct download (2 more)  
     
    Export citation  
     
    Bookmark  
  12.  5
    Filosofia, dogmatismo e engajamento nas investigações filosóficas de Wittgenstein.Matheus Colares Do Nascimento - 2020 - Cadernos PET-Filosofia (Parana) 18 (2).
    O objetivo deste artigo é apresentar um modo como a filosofia de Wittgenstein pode ser considerada engajada. Para isso enfatizaremos a adoção de um princípio ético antidogmático na sua concepção de filosofia como investigação gramatical nas Investigações Filosóficas. Isso permite que Wittgenstein conceba o dogmatismo como problema filosófico. Entretanto, julgamos que essa concepção de filosofia possui implicações éticas significativas, porque o problema do dogmatismo é recorrente também em outros contextos discursivos, e.g., a política, moral, etc. Nesse sentido, reforçaremos o significado (...)
    Direct download (2 more)  
     
    Export citation  
     
    Bookmark  
  13.  41
    Pluralidade E unidade da igreja.Jason do Nascimento Costa - 2011 - Revista de Teologia 5 (8):p - 117.
    Eclesiologia mais do que tratar dos aspectos gerais da Igreja, tal como tradi-ção, doutrinas, compreensões teológicas, é falar do seu aspecto fundante, passageiro e eterno. Sobretudo partiremos de um olhar universal e plural dessa Igreja que é vista por Cristo, como um só rebanho, apesar de sua institucio-nalização e da multiplicidade de Igrejas Locais, e por razões de insistirmos em dividi-la, essa que é descrita e concebida nos textos neotestamentários e conciliares como a Igreja una, santa, católica e apostólica. Assim (...)
    Direct download (4 more)  
     
    Export citation  
     
    Bookmark  
  14. Helena, sempre Helena..Dulcileide Virginio do Nascimento - 2012 - Principia: Revista do Departamento de Letras Clássicas e Orientais do Instituto de Letras 1 (24):93-98.
    A literatura cria e recria personagens femininos que marcaram gerações, mas nenhuma personagem foi tão “recriada” nem marcou tanto quanto Helena. Este artigo resgata uma dessas recriações, como uma doce lembrança que apazigua os corações: a versão de Eurípides, encenada em 412 a.C. A sedutora, mas traidora Helena passa a ser um ardil divino, pois a verdadeira Helena é virtuosa e não está em Tróia, mas no Egito, esperando que o desígno dos deuses se cumpra, que Tróia seja destruída e (...)
    No categories
     
    Export citation  
     
    Bookmark  
  15. Kallíste: O feminino além da pedra, argila, bronze E papel.Dulcileide Virginio do Nascimento - 2011 - Principia: Revista do Departamento de Letras Clássicas e Orientais do Instituto de Letras 2 (23):79-88.
    O Hino Homérico à Terra elucida a crença de que da deusa Gaia se originam todas as coisas, inclusive as mulheres. O delinear deste gênero na literatura e nas artes helênicas é apresentado através do viés do olhar masculino que, assim como no mito de Pigmaleão e Galatéia, cria imagens segundo seu ideal de perfeição e imperfeição. Este artigo tem como objetivo trazer alguns pontos iniciais sobre a obra Gynaicologia, de Hipócrates, mantendo um diálogo constante com os relatos mítico-literários, na (...)
     
    Export citation  
     
    Bookmark  
  16.  9
    O problema da interpretação das obras de arte no pensamento de Arthur Danto.Charliston Pablo Do Nascimento - 2018 - Doispontos 15 (2).
    Este artigo pretende apresentar o conceito de interpretação das obras de arte no pensamento dantiano. Em um primeiro momento, abordaremos a relevância do conceito de interpretação das obras de arte, principalmente na era pós-histórica da arte. A seguir, apresentaremos a concepção dantiana de interpretação de superfície e sua crítica às correntes hermenêuticas como afirmadoras de klêdons teóricos. Por fim, questionaremos os problemas concernentes à relação entre a tese da interpretação de superfície e supremacia da autoridade do autor para a filosofia (...)
    No categories
    Direct download (2 more)  
     
    Export citation  
     
    Bookmark  
  17.  24
    S. Tomás de Aquino e o Conhecimento Negativo de Deus.Carlos Arthur R. Do Nascimento - 2008 - Revista Portuguesa de Filosofia 64 (1):397-408.
    O presente artigo visa apresentar o carácter negativo do conhecimento humano de Deus, de acordo com S. Tomás de Aquino. Tal dá-se por causa do objecto próprio do conhecimento intelectual humano e por causa da transcendência de Deus, que está acima de tudo o que existe e que podemos apreender. Esta característica do conhecimento humano de Deus afecta mesmo a revelação divina e a sagrada doutrina. Com efeito, se a revelação alarga o alcance do conhecimento humano, não lhe altera o (...)
    No categories
    Direct download  
     
    Export citation  
     
    Bookmark  
  18.  19
    SABERES, TRAJETÓRIAS E ESPAÇO SOCIAL: cartografia da alteridade e etnografia reflexiva entre comunidades quilombolas.Luiz Augusto Sousa Do Nascimento - 2020 - Odeere 5 (9):313.
    A pesquisa a priori se propôs realizar um esboço etnográfico das quatro comunidades quilombolas no médio sertão maranhense, atentando para os elementos intrínsecos da produção de conhecimentos. Como suporte metodológico, as interlocuções seguiram pelo viés dos estudos que privilegiam as alteridades e os saberes locais como pressupostos analíticos fundamentais. Nessa perspectiva, procuramos nos afastar da maioria dos estudos voltados para comunidades quilombolas que trazem como abordagem central, as lutas fundiárias, o reconhecimento por direitos, no entanto, compreendemos que essas abordagens são (...)
    No categories
    Direct download (2 more)  
     
    Export citation  
     
    Bookmark  
  19.  27
    Tomás de Aquino e a metafísica.Carlos Arthur Ribeiro Do Nascimento - 2020 - Revista Filosófica de Coimbra 26 (52):233-254.
    O presente texto é uma exposição do proêmio do Comentário de Tomás de Aquino à Metafísica de Aristóteles. Segue pari passu o texto do proêmio, mostrando sua articulação lógica e esclarecendo alguns conceitos utilizados no mesmo. Contém em anexo uma tradução em português do texto do proêmio, o plano do mesmo e o detalhamento deste quanto ao item referente “ao que é inteligível ao máximo segundo o conhecimento intelectual”, isto é, “de acordo com a separação da matéria”.
    No categories
    Direct download  
     
    Export citation  
     
    Bookmark  
  20.  12
    Willard Van Omar Quine e a naturalização da epistemologia: aproximações com o legado de Dewey.Edna Maria Magalhães Do Nascimento - 2019 - Revista Filosófica de Coimbra 28 (56):355-370.
    Este estudo resulta de uma investigação sobre as aproximações teóricas entre o pensamento de Willard Van Omar Quine e o pragmatismo filosófico de John Dewey. O enfoque desta abordagem é a concepção naturalista e realista de conhecimento desenvolvida por estes dois teóricos. Busca-‑se compreender as conexões conceituais presentes na epistemologia de ambos, sobretudo, as referências de Quine a um empirismo radical e sem dogmas. O critério de análise comparatória será as seguintes teses: a ruptura com a filosofia apriorística, o naturalismo (...)
    No categories
    Direct download  
     
    Export citation  
     
    Bookmark  
  21.  15
    Erasmo E lutero: O livre arbítrio da vontade humana.Sidnei Francisco Do Nascimento - 2006 - Revista de Filosofia Aurora 18 (23):89.
    No categories
    Direct download  
     
    Export citation  
     
    Bookmark  
  22.  26
    Resenha/review.Carlos Arthur Ribeiro Do Nascimento - 1990 - Trans/Form/Ação 13:147-149.
  23.  62
    Belief, Knowledge and Understanding.Frederik Moreira-dos-Santos & Charbel N. El-Hani - 2017 - Science & Education 26 (3-4):215-245.
    This article discusses how to deal with the relations between different cultural perspectives in classrooms, based on a proposal for considering understanding and knowledge as goals of science education, inspired by Dewey’s naturalistic humanism. It thus combines educational and philosophical interests. In educational terms, our concerns relate to how science teachers position themselves in multicultural classrooms. In philosophical terms, we are interested in discussing the relations between belief, understanding, and knowledge under the light of Dewey’s philosophy. We present a synthesis (...)
    Direct download (2 more)  
     
    Export citation  
     
    Bookmark   2 citations  
  24.  43
    The "man's image" in the reflexive process of the continuing teacher formation.Mary Rangel & Jéssica do Nascimento Rodrigues - 2013 - Synesis 5 (1):64-76.
    O propósito que anima este estudo é o de desenvolver análises e construir argumentos, focalizando a “imagem de homem” como tema filosófico do processo reflexivo de formação docente continuada. A metodologia utilizada na formulação dos argumentos foi recorrente ao ensaio, com um encadeamento articulado de análises sustentadas por aportes cuja delimitação temática e teórica é justificada no artigo. Nas considerações finais, reforçam-se os argumentos sobre a importância da continuidade e aprofundamento da formação docente, ressaltando-se, em seus estudos e reflexões, os (...)
    Direct download (4 more)  
     
    Export citation  
     
    Bookmark  
  25.  15
    The "man's image" in the reflexive process of the continuing teacher formation.Mary Rangel & Jéssica do Nascimento Rodrigues - 2013 - Synesis 5 (1):64-76.
  26.  9
    O Niilismo e a Afirmação Ética: A Leitura Deleuziana de Nietzsche e Foucault.Caio Cesar do Nascimento Paz - 2023 - Revista Dialectus 31 (31):72-84.
    Neste artigo, apresento a maneira como o filósofo francês Gilles Deleuze aproxima algumas formulações de Michel Foucault das de Friedrich Nietzsche. Procuro evidenciar como essa aproximação cumpre o papel bastante preciso de criticar o niilismo. Assim, o objetivo deste artigo é apresentar, através dessa aproximação, a leitura deleuziana de Nietzsche e de Foucault e mostrar como ela é uma estratégia do filósofo para questionar a estrutura negativa da dialética e do niilismo a que ela está ligada. A fim de realizar (...)
    Direct download (2 more)  
     
    Export citation  
     
    Bookmark  
  27.  13
    As Origens do Mal em Agostinho/Les origines du Mal chez Augustin.Siloe Cristina do Nascimento Erculino - 2014 - Pensando: Revista de Filosofia 5 (10):3-16.
    Valendo-se de O Livre Arbítrio e As Confissões como principais referências, este estudo visa analisar a problematização que Agostinho faz do Mal, vez que o Bispo de Hipona refletiu sobre a possibilidade de conciliar o pilar cristão de infinita bondade divina com a existência do mal no real. Neste artigo separamos duas fases dessa reflexão. A primeira busca resolver o problema do mal como existente no universo físico, desenvolvendo para tanto uma ontologia que culmina na impossibilidade da existência do mal (...)
    No categories
    Direct download  
     
    Export citation  
     
    Bookmark  
  28.  8
    As Origens do Mal em Agostinho/Les origines du Mal chez Augustin.Siloe Cristina do Nascimento Erculino - 2015 - Pensando - Revista de Filosofia 5 (10):3.
    Valendo-se de O Livre Arbítrio e As Confissões como principais referências, este estudo visa analisar a problematização que Agostinho faz do Mal, vez que o Bispo de Hipona refletiu sobre a possibilidade de conciliar o pilar cristão de infinita bondade divina com a existência do mal no real. Neste artigo separamos duas fases dessa reflexão. A primeira busca resolver o problema do mal como existente no universo físico, desenvolvendo para tanto uma ontologia que culmina na impossibilidade da existência do mal (...)
    No categories
    Direct download (2 more)  
     
    Export citation  
     
    Bookmark  
  29.  42
    Biopolíticas e Covid-19: um esforço para entender o Brasil.Ítalo Do Nascimento Oliveira Borba - 2020 - Voluntas: Revista Internacional de Filosofia 11:e48.
    A noção de biopolítica de Michel Foucault é frequentemente usada nos mais diversos contextos, devido ao seu potencial analítico singular. Esse trabalho busca investigar a inteligibilidade da noção para entender a gestão política da Covid-19 no Brasil. A consolidação de estratégias biopolíticas estão relacionadas a práticas sociais que constituem um corpo político soberano. Portanto, o caminho escolhido para entender o contexto brasileiro, foi perceber que o limites crítico da noção de biopolíticas é considerar uma prática de política nacional situada num (...)
    No categories
    Direct download (2 more)  
     
    Export citation  
     
    Bookmark  
  30.  29
    A desrepresentação do "outro" nos trabalhos de vídeo-arte de Maurício Dias e Walter Riedweg.Fernando Do Nascimento Gonçalves, Andre Gomes & Ana Paula Santos - 2011 - Logos: Comuniação e Univerisdade 18 (2).
    No categories
    Direct download (2 more)  
     
    Export citation  
     
    Bookmark  
  31. As novas perspectivas do processo penal brasileiro.Gudson Barbalho do Nascimento Leão - 2013 - Revista Fides 4 (1):9-21.
    AS NOVAS PERSPECTIVAS DO PROCESSO PENAL BRASILEIRO.
     
    Export citation  
     
    Bookmark  
  32. A postura filosófica do intérprete do direito, a síndrome de abdula E a necessária construção de Uma autonomia pedagógico-universitária.Gudson Barbalho do Nascimento Leão - 2013 - Revista Fides 4 (2):14-18.
    A POSTURA FILOSÓFICA DO INTÉRPRETE DO DIREITO, A SÍNDROME DE ABDULA E A NECESSÁRIA CONSTRUÇÃO DE UMA AUTONOMIA PEDAGÓGICO-UNIVERSITÁRIA.
    No categories
     
    Export citation  
     
    Bookmark  
  33.  4
    A Análise Sartriana Sobre a Construção Ego Do Escritor Jean Genet Frente a Sua Liberdade.Siloe Cristina do Nascimento Erculino & Silênia de Azevedo Silveira Rangel - 2022 - Revista Dialectus 27 (27):25-34.
    A partir da psicanálise existencial sartriana, descrita na obra Saint Genet: Ator e Mártir, analisaremos os caminhos tortuosos que a subjetividade percorre na tentativa de se plenificar como objeto. Nosso propósito é demonstrar que Genet buscou identificar-se com seu ego para se colocar como um objeto de desprezo para a sociedade, porém, sua busca fracassa, pois, segundo Sartre, o homem jamais será completamente objetividade alienada no mundo. Nesse intuito, descreveremos brevemente os principais momentos da vida de Genet. Em sua infância, (...)
    No categories
    Direct download (2 more)  
     
    Export citation  
     
    Bookmark  
  34.  9
    Popper e a eliminação do problema da indução.Valdirlen do Nascimento Loyolla - 2019 - Perspectivas 2 (2):64-82.
    O presente artigo destina-se a apresentar as críticas de Popper à solução humeana e a versão neopositivista para o problema da indução. Para tanto, o seu principal objetivo é desenvolver o princípio do racionalismo crítico contra qualquer princípio indutivista na ciência. Nesse nível, ele enfatiza a inexistência do princípio de indução e, por conseguinte, de uma lógica indutiva nos contextos de descoberta e justificação de hipóteses científicas. E mais, reafirmando a sua posição frente ao problema da indução, indica-nos que o (...)
    Direct download (2 more)  
     
    Export citation  
     
    Bookmark  
  35.  20
    Delineando o problema da medição na mecânica quântica: o debate de Margenau e Wigner versus Putnam.Frederik Moreira dos Santos & Osvaldo Pessoa Júnior - 2011 - Scientiae Studia 9 (3):625-644.
  36.  18
    Estado e educação em Hobbes e Rosanvallon.Adriana Mitiko do Nascimento Takeuti - 2022 - Filosofia E Educação 14 (2):96-118.
    Este artigo tem como objetivo fomentar uma discussão teórica acerca das concepções de Estado e suas possíveis relações com a educação tendo como base os estudos de Hobbes e Rosanvallon. Para isso, apresenta uma breve historicização dos dois autores e discute a partir de uma análise comparativa de suas obras na perspectiva de apresentar oposições e aproximações entre seus conceitos. Conclui que ambos os pensadores, expoentes em suas trajetórias, contribuem com a compreensão acerca da formação e organização do Estado, Hobbes (...)
    Direct download (2 more)  
     
    Export citation  
     
    Bookmark  
  37. Apresentação.Fernando do Nascimento Gonçalves - 2008 - Logos: Comuniação e Univerisdade 15 (2):7-9.
    A crise dos modelos de representação fundadas em unidades coerentes e ordenadas parece ter como um dos traços o que Bruno Latour (1993) chamou de “híbridos”(1). Os híbridos são a figura da multiplicidade que não cabe em categorias e que a modernidade “varia para baixo do tapete”. Atualmente, assistimos ao “retorno dos que nunca foram”, que interpelam de forma contundente nossas formas de vida, fortemente apoiadas na técnica. Mas como apreender os fluxos de discursos e práticas mediatizadas que nos atravessam (...)
    No categories
     
    Export citation  
     
    Bookmark  
  38.  7
    O antepredicativo em sein Uno zeit.Nelci do Nascimento Gonçalves - 2000 - Veritas – Revista de Filosofia da Pucrs 45 (2):205-212.
    Trata-se de mostrar que o interesselógico do primeiro Heidegger, sobretudo em Seinund Zeit, é guiado pela distinção de principioentre lógica e lógica produtiva, de forma a traduzira questão ontológica em termos fenomenológicose hermenêuticos.
    No categories
    Direct download (3 more)  
     
    Export citation  
     
    Bookmark  
  39.  37
    Saberes e fazeres da gastronomia: diferentes abordagens sobre comida, alimentação.Roberto Do Nascimento E. Silva & Monica Elisa Dias Pons - 2016 - Ágora – Revista de História e Geografia 18 (1):1.
    No categories
    Direct download (3 more)  
     
    Export citation  
     
    Bookmark  
  40. Revista Logos, Edição 33, Vol. 17, No 2 (2010).Fernando do Nascimento Gonçalves - 2010 - Logos: Comuniação e Univerisdade 17 (2):207 p�ginas.
    No categories
     
    Export citation  
     
    Bookmark  
  41.  7
    O papel da verificação nas Observações filosóficas de Wittgenstein.Valdirlen Do Nascimento Loyolla - 2018 - Cognitio 18 (2):230.
    O artigo tem como objetivo analisar o papel que a teoria da verificação ocupa no âmbito da obra Observações filosóficas de Ludwig Wittgenstein, procurando mostrar que a função que a verificação assumirá nas Observações filosóficas se constituirá de uma tentativa pós-tractariana em explicar que o sentido está relacionado ao modo como uma proposição é verificada, o que confere a verificação uma concepção fortemente pragmatista.
    No categories
    Direct download (2 more)  
     
    Export citation  
     
    Bookmark  
  42.  42
    O psicólogo na saúde pública: trajetórias e percepções na conquista desse espaço.Suélen do Nascimento Barbieri Rutsatz & Sheila Gonçalves Câmara - 2006 - Aletheia: An International Journal of Philosophy 23:55-64.
    No categories
    Direct download (2 more)  
     
    Export citation  
     
    Bookmark  
  43.  27
    Uma ética para além do hUmano E do tempo presente.Genivaldo Do Nascimento Pereira - 2016 - Cadernos Do Pet Filosofia 7 (14):34-41.
    O presente trabalho tem como objetivo trabalhar a proposta ética de Hans Jonas. Para Jonas, o homem, mediante técnica, modificou o poder causal de sua ação no mundo. Segundo ele essa modificação no agir humano, nos colocou em uma situação paradoxal. De um lado alcançamos um poder, jamais antes alcançado por outra geração. Por outro lado, nos vemos incapazes de calcular os efeitos de tal poder a logo prazo. Nesse contexto tanto o homem como o todo existente se encontram em (...)
    No categories
    Direct download (2 more)  
     
    Export citation  
     
    Bookmark  
  44.  24
    A criação de si entre a parrêsía E a hipocrisia: Etopoiêtica do cuidado de si.Gustavo Bezerra do Nascimento Costa - 2017 - Kriterion: Journal of Philosophy 58 (137):351-371.
    RESUMO Esboça-se neste artigo uma possível via de interpretação ao problema ético-estético, ou ainda ético-poiêtico da criação de si, a partir de uma reavaliação da noção de hipocrisia, enquanto arte do engano e arte do ator, reaproximando-a da hypókrisis [ὑπόκρισις] grega. Para tanto, procura-se estabelecer um diálogo, ou mesmo um contraponto, com aqueles pensadores que, nas preleções de Foucault, conformaram na antiguidade clássica e helenística os elementos para se pensar, por meio do discurso parrêsiástico e da prática da áskêsis, a (...)
    No categories
    Direct download (2 more)  
     
    Export citation  
     
    Bookmark  
  45.  17
    Clément Rosset e a duplicação do real. O paradoxo do ator entre a proteção fracassada e a aceitação jubilosa.Gustavo Bezerra do Nascimento Costa - 2018 - Voluntas: Revista Internacional de Filosofia 9 (1):161.
    No categories
    Direct download (2 more)  
     
    Export citation  
     
    Bookmark  
  46.  31
    La filosofía realista y naturalista de John Dewey: contribuciones para una epistemología en la actualidad.Edna Maria Magalhães do Nascimento - 2017 - Educação E Filosofi 31 (62):909-942.
    No categories
    Direct download (3 more)  
     
    Export citation  
     
    Bookmark  
  47.  6
    A origem dos conflitos sociais a partir da teoria do reconhecimento de Axel Honneth e as suas contribuições para a socioeducação.Martha Vanessa Lima do Nascimento Cardoso & Anderson de Alencar Menezes - 2023 - Logeion Filosofia da Informação 10:38-47.
    O presente artigo tem por objetivo compreender a Origem dos Conflitos Sociais a partir da Teoria do Reconhecimento, do sociólogo e filósofo alemão Axel Honneth (2009), e as suas importantes contribuições para os estudos sobre o Sistema Socioeducativo/Socioeducação, partindo do primado que, o desreconhecimento dos direitos dos adolescentes e jovens que se encontram em situação de vulnerabilidade e marginalização, muitas vezes, desde a mais tenra idade, é um fator importante e que dá origem aos conflitos sociais. Para tanto, fundamentamos a (...)
    No categories
    Direct download (2 more)  
     
    Export citation  
     
    Bookmark  
  48.  21
    O saber fazer enogastronômico do territorio do Vale dos Vinhedos/RS.Roberto Do Nascimento Silva, Monica Elisa Dias Pons & Vander Valduga - 2016 - Ágora – Revista de História e Geografia 18 (1):07.
    No categories
    Direct download (3 more)  
     
    Export citation  
     
    Bookmark  
  49. Abordagem qualitativa sobre O tema ambiente em um livro didático de biologia: Análise do contexto sociopolítico-econômico E ambiente-tecnologia.Silvana do Nascimento Silva - 2013 - Saberes Em Perspectiva 3 (6):29-45.
    Diante da necessidade do entendimento crítico sobre o ambiente em que existem interfaces entre conhecimentos socialmente construídos, é importante investigar como ele é trabalhado nos livros didáticos de biologia. Analisamos o tema ambiente no livro didático de Biologia, Linhares e Gewandsznajder. A metodologia utilizada foi a análise de conteúdo, que consiste em identificar os núcleos de sentido de uma comunicação. Aplicamos a grade analítica às unidades de registros constituídas por títulos, frases e parágrafos que abordam o tema ambiente. Os indicadores (...)
    No categories
     
    Export citation  
     
    Bookmark  
  50.  22
    Festa e devoção em Cruzeiro dos Peixotos, Uberlândia, MG (Party and devotion in Cruzeiro dos Peixotos, Uberlândia, MG)-DOI: 10.5752/P. 2175-5841.2011 v9n20p41. [REVIEW]Mara Regina do Nascimento & Durval Saturnino Cardoso de Paula - 2011 - Horizonte 9 (20):41-63.
1 — 50 / 1000